Inicialmente diria da clareza que tenho das minhas limitações em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, porem consciente, na condição de aprendiz, da necessidade de buscar constantemente novos conhecimentos presentes na sociedade contemporânea, assim como re-elaborar os já adquiridos, em face das exigências próprias da profissão. Clareza ainda, que devo aliar a condição de aprendiz a de profissional, pois há necessidade de estarmos atualizados para atuar junto aos educandos ,conhecendo-os e permitindo que estes também se conheçam enquanto aprendizes. Compreendo, assim a necessidade de ser um pesquisador, e como tal um permanente aprendiz.
Busco, dessa forma , através da tecnologia ampliar os conhecimentos próprios do Currículo, ampliar a utilização de ferramentas virtuais, possibilitando uma melhor interação com os educandos que já se encontram “conectados” nas ferramentas virtuais, de modo a não correr o risco de me tornar um profissional “obsoleto”,
Considerando, no entanto, as limitações ainda presentes em minha prática profissional, quanto ao uso das ferramentas tecnológicas, busco me preparar , e a exemplo disso é minha participação no curso “Ensinando e Aprendendo com as TIC’s”, que me possibilitará um melhor preparar para o uso dos novos recursos, ampliando a interação com os alunos e qualificando junto a estes o uso da tecnologia, através de projetos que permitam acesso a novas informações e que estas contribuam efetivamente para a produção de novas aprendizagens.
O nível de interação dos alunos com as novas tecnologias, impulsiona e contribui para que reorganize minha prática educativa e mantenha uma atitude reflexiva a respeito deste novo cenário social que influenciam as relações interpessoais e as de conhecimento, que não mais podem se limitar à mera transmissão de conceitos/conteúdos, mas permitir o desenvolvimento de novas habilidades e competências para continuar aprendendo ao longo da vida.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário